Isabel Pereira é Pró-presidente do Politécnico de Leiria para a Inovação Pedagógica e diretora da Unidade de Ensino a Distância. É ainda docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Carlos Brigas é licenciado em Engenharia Informática (1996), Mestre em Engenharia Informática e Sistemas Multimédia (2004) e Doutor em Engenharia Informática (2012). Tem desenvolvido a sua investigação na utilização das TIC em contexto educativo. Desde 1996 até à presente data tem participado em diversas iniciativas e projetos que visam promover a inclusão digital. É Professor – Adjunto na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

Rosina Fernandes concluiu a licenciatura em Psicologia em 2003 e o Mestrado em Psicologia em 2009, ambos na área de especialização em Psicologia da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Concluiu, em 2013, o Doutoramento em Psicologia – especialidade de Aconselhamento, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação, desde 2013, tendo iniciado as suas funções docentes neste Instituto em 2004. Leciona, atualmente, na área das metodologias de investigação em ciências sociais e educação, gestão de projetos de intervenção social, aconselhamento de carreira e empreendedorismo, entre outras unidades curriculares das áreas de psicologia, educação e trabalho social. É membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Social e supervisora de estágios desta licenciatura em vários contextos de intervenção socioeducativa. Tem orientado e coorientado diversas dissertações de mestrado na área das Ciências Sociais e Educação, participando ainda em inúmeros júris na qualidade de arguente principal. É investigadora do CI&DEI e tem publicado diversos artigos em revistas especializadas e vários trabalhos em atas de eventos, investigando na área das Ciências Sociais com ênfase em Psicologia, Intervenção Socioeducativa, Educação, Empregabilidade e Bem-estar. É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidade em Psicologia da educação e Psicologia do trabalho, social e das organizações. Coordena o Gabinete de Promoção da Empregabilidade do Diplomado em Intervenção Socioeducativa da ESEV (GAPE-DIS). Tem participado em projetos de investigação na área social e coordena atualmente o Projeto Link me up – 1000 ideias no IPV, Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo (COMPETE2020- 01/SIAC/2020), em estreita articulação com o Projeto “Aprendizagem com base em projetos de cocriação”, no Politécnico de Viseu, no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (POCH-04-5267-FSE-000818), coordenado pela Professora Doutora Susana Amante.

Susana Amante é licenciada em Português e Inglês (ensino de), Mestre e Doutora em Filologia Inglesa, com menção Doctor Europaeus (parceria entre Universidade de Salamanca e Universidade de Coimbra). É Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (PV) e investigadora do CI&DEI. Tem vindo a lecionar diversas Unidades Curriculares das Áreas Disciplinares de Português e de Línguas Estrangeiras – Inglês, nas várias escolas do IPV, desde 2003. Trabalhou também nos Politécnicos de Coimbra, Leiria, Bragança e ESTGA/UA e, ainda, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As suas áreas de interesse são Literaturas e Culturas, sobretudo de Expressão Inglesa; Estudos de Género; Literatura de Potencial Receção Infantil; Didática das Línguas; Línguas e empreendedorismo e Tradução. Tem participado em vários projetos de investigação, dos quais destaca “Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19” (financiado pelos Apoios Especiais do IPV), “Janela Aberta sobre o Mundo: Línguas Estrangeiras, Criatividade Multimodal e Inovação Pedagógica no Ensino Superior – JASM” (PROJ/1PV/ID&1/030), “Algolittle” (2020-1-TR01-KA203-092333), “Distributed Evaluation and Planning in Schools Project” (2017-1-IE01-KA201-025693) e “Línguas e Empregabilidade” (Proj/CI&DETS/2016/0001). Tem feito apresentações em diversas conferências nacionais e internacionais e possui várias publicações. Tem colaborado com o Ministério da Educação na avaliação e certificação de manuais de Português e de Inglês dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Assumiu, desde 2020/2021, a coordenação pedagógica do Projeto “Aprendizagem com base em projetos de cocriação”, no Politécnico de Viseu, no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (POCH-04-5267-FSE-000818), que se articula com o Projeto Link Me Up – 1000 ideias, Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo (COMPETE2020- 01/SIAC/2020), coordenado pela Professora Doutora Rosina Fernandes.

Carlos Saiz tiene un doctorado en Psicología, lleva más de dos décadas enseñando e investigando en pensamiento crítico. Ha publicado numerosos artículos en revistas internacionales y varios libros, e impartido cursos y conferencias en diferentes países. Es coordinador del Grupo de Investigación Reconocido (GIR), de la Universidad de Salamanca: Pensamiento Crítico y Psicología Positiva, que tiene dos prioridades: la instrucción y la evaluación en pensamiento crítico. Fruto del esfuerzo de este grupo, se ha desarrollado un programa de pensamiento crítico, ARDESOS-DIAPROVE, que ha sido probado y publicado. Dentro del grupo, también se ha creado un test de pensamiento crítico, PENCRISAL. El GIR dispone de una web (www.pensamiento-critico.com), en la que se pued en encontrar recursos de diferente tipo, cursos, e información actualizada sobre pensamiento crítico, además de las publicaciones y actividades del grupo.

Teresa Paiva é professora na área de Gestão e Marketing do Instituto Politécnico da guarda (IPG), Ph.D. em Gestão, especialização em Marketing, domínio do Comportamento do Consumidor, possui mestrado em Ciências Empresariais, especializada em Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Negócios, uma licenciatura em Economia, e um curso de Pós-graduação em Direção de Incubadoras, Aceleradores e Centros de Desenvolvimento Empresarial pela Universidade de Salamanca. É formadora certificada em Gestão e Empreendedorismo. Desenvolve pesquisa na área de Marketing, Inovação e Educação em Empreendedorismo, onde possui diversas publicações científicas e técnicas, e exerce atividade em Tendências e Inovação de produtos, como consultora para o desenvolvimento de inovação de produtos. Tem experiência na coordenação de vários projetos de investigação científica e aplicada, cofinanciados por fundos nacionais e/ou europeus e participa em projetos cofinanciados pela Europa. Tem sido avaliadora de projetos candidatos a programas de financiamento e planos de negócio, assim como revisora científica, tutora e júri de teses de mestrado e doutoramento. É a responsável pela área de investigação da rede europeia de Instituições de Ensino Superior – SPACE Network e pertence a algumas Comissões Editoriais de Revistas Científicas.

Cristina Azevedo Gomes é doutorada em Engenharia Informática e Mestre em TIC na Educação. Tem desenvolvido a sua investigação na área do multimédia e educação, nomeadamente em metodologias participativas e de codesign para desenvolver software e cenários de ensino/aprendizagem com crianças. Coordenou, a nível regional, projetos educativos com TIC ao nível do Ensino Básico para o Ministério da Educação. Atualmente, coordena projetos de investigação utilizando as TIC em contextos formais e informais de aprendizagem envolvendo comunidades locais e escolas, designadamente na área da inclusão digital e na área do pensamento computacional no 1.º CEB. É Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.