Sexta-feira, 4 de fevereiro
9h00: Receção dos participantes
9h30: Sessão de abertura
10h00: Comunicações em paralelo
11h00: Coffee break
11h30: Painel
Título: Conhecimento ao serviço da sociedade
Oradoras:
Rosina Fernandes: Escola Superior de Educação de Viseu, CI&DEI, Instituto Politécnico de Viseu
Susana Amante: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, CI&DEI, Instituto Politécnico de Viseu
Teresa Paiva: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, CI&DEI, Instituto Politécnico da Guarda, NECE – Research Center in Business Sciences
Moderadora:
Ana Paula Cardoso: Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI
13h00: Almoço
14h30: Comunicações em paralelo
15h30: Apresentação de pósteres
16h30h: Coffee break
17h00: Conferência plenária
Título: Pensamiento crítico: aprendizaje o formación
Orador:
Carlos Saiz: Universidade de Salamanca (Espanha)
Moderador:
Romain Gillain: Politécnico de Leiria, CI&DEI
18h00: Apresentação das atas do IV ENJIE e do V ENJIE
Oradores:
Helena Araújo: Universidade de Aveiro, CIDTFF
Lina Morgado: Universidade Aberta, LE@D
Luís Sebastião: Universidade de Évora, CIEP
19h30: Jantar de convívio e programa cultural
Sábado, 5 de fevereiro
10h00: Comunicações em paralelo
11h00: Coffee break
11h30: Painel
Título: Ética na transformação digital em educação
Oradores:
Carlos Brigas: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda, CI&DEI
Cristina Gomes: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
Isabel Pereira: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, CI&DEI
Moderador:
Filipe Santos: Politécnico de Leiria, CI&DEI
13h00: Sessão de encerramento
Programa das comunicações em paralelo
Sexta-feira, 4 de fevereiro
10h – 11h
Sala B 1.36 |
48 – Os coletivos feministas como um espaço de emancipação do conhecimento: a agência política das mulheres em confronto ao patriarcado colonial Kenia Silva – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; e Maria José Magalhães – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
68 – Deslocalización en el sistema educativo español: hipótesis de la acción descentralizadora del digitalismo Javier Ignacio González Jorge -IES Jordi de Sant Jordi / Universitat de València |
Sala B 1.37 |
49 – Imagens, para que vos quero? Uma revisão de literatura de tipo exploratório sobre imagens das línguas e do outro de atores educativos Sara Santos -Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Universidade de Aveiro |
76 – A cocriação de valor, pelo aluno do ensino superior politécnico português Carla Fonseca – UEx; Montserrat Díaz Méndez – Uex; e María José Quero Gervilla – Universidad de Malaga |
Sala B 1.39 |
27 – Conceções e apreciações sobre as práticas do desenvolvimento emocional das crianças em idade pré-escolar: questionário para educadores de infancia Ana Fernandes – ISPA – Instituto Universitário; CIE – ISPA; Lourdes Mata – ISPA – Instituto Universitário; CIE – ISPA; e Francisco PeixotoISPA – Instituto Universitário; CIE – ISPA |
56 – Evidências do protagonismo de crianças nas aprendizagens em vivências de educação infantil Laércio Francesconi – Professor da rede Pública Municipal de Ijuí – Brasil; Rosa Branca Tracana – ESECD – IPG – CI&DEI; e Maria Cristina Pansera de Araújo – Unijui – Brasil |
55 – Criação de um site para disponibilizar atividades psicomotoras através da estimulação precoce no desenvolvimento da criança Mirian Vale – Universidade Federal Fluminense – CMPDI; Ruth Braz – Universidade Federal Fluminense – CMPDI; e Sérgio Pinto Universidade Federal Fluminense – CMPDI |
Sala B 1.40 |
10 – Desenvolvimento curricular e ciência cidadã: caminhos cocriados Adérita Fernandes – Universidade da Madeira; e Fernando Correia – Universidade da Madeira |
13 – O aluno como agente e cocriador dos processos de aprendizagem. Uma narrativa a partir da voz de alunos de uma escola de 3.º ciclo do ensino básico da Madeira Sofia Silva – Universidade da Madeira; e Nuno Fraga – Universidade da Madeira |
77 – As múltiplas inteligências associadas ao escape room: estudo exploratório Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos – Universidade do Minho; Fernando Fraga de Azevedo – Universidade do Minho; e Verônica Maria de Araújo Pontes -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
Sala B 1.41 |
21 – Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – projeto de doutoramento Carolina Maria Boccuzzi Santana – Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC; Graça Simões de Carvalho – CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho; e Fernanda Franzolin – Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC |
57 – Por uma promoção da inclusão dos alunos migrantes africanos e brasileiros, na escola portuguesa Alexandra Siqueira – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; e Ana Paula Silva – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
59 – O plurilinguismo nas políticas linguísticas educativas da união europeia: teoria ou prática? Ricardo Torres -Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Universidade de Aveiro |
14h30 – 15h30
Sala B 1.36 |
3 – Online and conventional mode of teaching and learning business mathematics using gamification tool in higher education Paul Joseph Lawrance – University of Aveiro; António Moreira – University of Aveiro; e Carlos Santos – University of Aveiro |
73 – Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2D e 3D aplicadas ao ensino superior a distancia Cristiane Jorge de Lima Bonfim – Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) & IFB; Demetrius Lacet – Universidade Aberta, UTAD & INESC TEC; Leonel Morgado – Universidade Aberta & INESC TEC; e Daniela Pedrosa – Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) |
9 – Dos livros e da leitura à educação literaria Bruna Mendes -Universidade de Évora; e Ângela Balça -Universidade de Évora |
Sala B 1.37 |
62 – Promoção e educação para a saúde em meio escolar (peps-me): das políticas (de saúde e educação) às práticas Leonel Lusquinhos – CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança; e Graça Carvalho – CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança |
28 – A educação para o empreendedorismo como fator de desenvolvimento económico e social e propostas de mudança sustentáveis: um estudo de caso no ensino superior em Timor-Leste Bia Ble Hitu Carvalho de Jesus – Universidade Évora; Conceição Leal da Costa – Universidade de Évora; e Rui Quaresma – Universidade de Évora |
44 – Caracterização do aconselhamento no luto: uma revisão sistemática da literatura Cristina Felizardo – Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; Paula Santos – Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; e Margarida Cerqueira – Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro |
Sala B 1.39 |
24 – Espero, acredito em mim e adapto-me: a relação entre expetativas académicas, autoeficácia e adaptação no ensino superior Mafalda Campos – ISPA; e Francisco Peixoto -ISPA |
23 – Shadow education in China Yufei Li – Universidade de Aveiro; e Alexandre Ventura -Universidade de Aveiro |
15 – Crenças sobre retenção escolar: a sua posição no sistema de crenças psicopedagógicas dos professores Natalie Nóbrega Santos – Centro de Investigação em Educação, ISPA – Instituto Universitário; Vera Monteiro – Centro de Investigação em Educação, ISPA – Instituto Universitário; e Joana Pipa – Centro de Investigação em Educação, ISPA – Instituto Universitário |
Sala B 1.40 |
37 – A estética e a produção de imagens fotográficas na educação pré-escolar Sara Sequeiros – Phd Student – Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho |
70 – Crianças e infância no Brasil: experiências sociais em contexto intercultural Iramar Lage Santos – Universidade do Minho; e Manuel Jacinto Sarmento – Universidade do Minho |
71 – Hacia el hermanamiento: educação plurilingue e intercultural no contexto fronteiriço luso-espanhol Carolina Simões – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro; Maria Helena Araújo e Sá – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro; e María Matesanz del Barrio – Universidad Complutense de Madrid |
Sala B 1.41 |
7 – O lugar da poesia na sala de aula Inês Manso – Universidade de Évora; e Ângela Balça – Universidade de Évora |
29 – Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro Fernanda Brito- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; e Manuela Ferreira – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
74 – Ser professor hoje, a pensar no amanhã. Um estudo de caso Francisco Cristóvão -Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho |
Sábado, 5 de fevereiro
10h – 11h
Sala B 1.37 |
43 – Ofertas educativas no secundário, acesso à universidade e mobilidade social Andreia Correia – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade do Porto; Gil Nata – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade do Porto; e Tiago Neves – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade do Porto |
69 – Proposta de percurso da sustentabilidade do smart knowledge garden: criando conexões entre espaços e disciplinas Alfonso Pereira – Universidade de Aveiro; Meng Guo – Universidade de Aveiro; Ricardo Torres – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Universidade de Aveiro; e Sara Santos – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Universidade de Aveiro |
Sala B 1.39 |
4 – Influências de modelos administrativos nos modelos de formação no contexto da administração pública federal brasileira: um estudo exploratório no âmbito do instituto nacional do seguro social Karolina Vyvyan Lopes da Silva -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade do Porto |
64 – Políticas do envelhecimento ativo e saudável em meios desfavorecidos Marta Passos -Universidade de Coimbra, FPCE |
66 – O caso da Norte-Saúde: avaliação da formação orientada para o controlo ou para a emancipação? André Carvalho – Universidade do Minho; e Fernanda Martins – Universidade do Minho |
Sala B 1.40 |
31 – Avaliação (na e) para a cooperação internacional do programa educativo cartas com ciência – rumo à ciência inclusiva Helena Caçador – Universidade de Aveiro/ Politécnico de Leiria; Betina Lopes – Universidade de Aveiro; Olga Santos – LEIEA, CI&DEI/CICS.NOVA – iACT, ESECS, Politécnico de Leiria; Rafael Galupa – Cartas com Ciência; e Mariana Alves – Cartas com Ciência |
65 – História da ciência em projetos STEAM: contribuições possíveis Cleidson Venturine – Programa Doutoral em Educação, Universidade de Aveiro; e Isabel Malaquias – Departamento de Física, Universidade de Aveiro |
75 – O ensino e a aprendizagem de matemática em cenário de pandemia da COVID-19. Breves considerações acerca da experiência em escolas públicas do distrito federal, Brasil Luís Lapa – University of Aveiro; e Isabel Cabrita – University of Aveiro |
Sala B 1.41 |
40 – Perceções sobre a supervisão de estágio na formação inicial de profesores em Angola Jeremias Correia – Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho; e Teresa Vilaça- Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho |
46 – Formação inicial docente: preparação de educadores e professores para o envolvimento da família Sónia Cabral – Centro de Investigação em Educação – CIE-ISPA; Lourdes Mata – Centro de Investigação em Educação – CIE-ISPA; e Francisco Peixoto -Centro de Investigação em Educação – CIE-ISPA |
54 – Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica em sala de aula: desafios para os professores no século XXI Katia Caroline Souza Ferreira – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; e Elsa Maria Bacala Estrela – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
Pósteres
58 – A influência do meio socioeconómico no rendimento escolar: um estudo de caso Adriana Alves – Instituto Politécnico da Guarda; Elisabete Brito – Instituto Politécnico da Guarda; e Filomena Velho – Instituto Politécnico da Guarda |
38 – Análise dos financiamentos em formação avançada na área de Ciências da Educação, – comparativo 2018-2019/2020-2021 Emilce Pacheco – Universidade de Aveiro |
19 – The impact of motivational variables on body image on fitness practitioners Rogério Salvador – Life Quality Research Centre (CIEQV), Polytechnic Institute of Leiria |
17 – Perceções de alunos dos 1.º e 2º ciclos sobre alterações climáticas, através da sua identificação e melhoria com recurso a atividades promotoras de literacia ambiental Ricardo Ramos – UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Isilda Rodrigues – UTAD – CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas; e Maria José Rodrigues – CIEB Centro de Investigação Educação Básica – IPB |
60 – Educação de adultos e a promoção da participação cívica e social nas universidades seniores Maria Cramês – ESE – Instituto Politécnico de Bragança; Graça Santos – ESE – Instituto Politécnico de Bragança; e Armando Loureiro – UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
63 – Docência na educação profissional: entre a formação didático-pedagógica e o desenvolvimento profissional Cristiane de Almeida Vieira da Silva – Universidade de Aveiro; Cecília Vieira Guerra -Universidade de Aveiro |
8 – Género, Sexualidade e Escola: Uma Revisão da Literatura sobre os Impactos Identitários Decorrentes dos Discursos Estruturais Hegemónicos Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro; Filomena Teixeira – Escola Superior de Educação, Politécnico de Coimbra / C. I. Didát. Tecnol. Formação de Formadores, Univ. de Aveiro |
39 – Potencialidades, limitações e desafios dos normativos para a supervisão de estágios na formação inicial de professores em angola Fernando Ngio – Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho; e Teresa Vilaça – Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho |
25 – “Partilhas além Fronteiras”: uma iniciativa de comunicação de ciência aberta à comunidade, em educação de infância Raquel Ramos – Universidade de Aveiro |
51 – A formação inicial/continuada através do i seminário internacional de educação inclusiva com a temática do pensamento computacional Elaine Alves Leite – Universidade Federal Fluminense; Ruth Maria Mariani Braz – Universidade Federal Fluminense; e Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto – Universidade Federal Fluminese |
22 – A integração do mindfulness na prática de ensino no 1ºciclo do ensino básico Joana Reis – Universidade de Évora; e Clarinda Pomar – Universidade de Évora |
52 – A história que na história não consta: Um livro de História para contar as trajetórias e narrativas das pessoas com deficiências Alessandra Furtado de Oliveira – Universidade Federal Fluminense; Ruth Maria Mariani Braz – Universidade Federal Fluminense; e Jaqueline de Faria Barros – IFE-Grupo Lusófona Faculdade Paraíso |
12 – In-season Internal Load and Wellness Variations in Professional Women Soccer Players: Comparisons Between Playing Positions and Status Renato Fernandes – Life Quality Research Centre; João Paulo Brito – Life Quality Research Centre; Luiz H. Palucci Vieira – MOVI-LAB Human Movement Research Laboratory, School of Sciences, Graduate Program in Movement Sciences; Alexandre D. Martins – Life Quality Research Centre; Filipe Manuel Clemente – Higher School of Sports and Leisure, Polytechnic Institute of Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal; Hadi Nobari – Faculty of Sport Sciences, University of Extremadura, Cáceres, Spain; Victor Machado Reis – University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal; e Rafael Oliveira – Life Quality Research Centre |
26 – Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo no ensino superior: proposta de um programa de formação didático-pedagógica para docentes em Angola Engrácia da Silva Vica – Universidade de Aveiro; Violeta Clemente – Universidade de Aveiro; e Rui Vieira – Universidade de Aveiro |